terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Clima Espacial no Natal

 
 
Muitos observadores do céu testemunharam a existência de uma auréola ao redor da lua nos últimos dias – um anel de luz que rodeia o disco lunar em um raio de 22 graus.
O fenômeno é causado pela passagem da luz por cristais de gelo em formato hexagonal existentes em nuvens cirrus que curva a luz refletida pela lua.
Em 21 de dezembro, Harald Edens de Magdalena, Novo México, testemunhou um raro halo lunar duplo. A maioria dos raios são desviados através de ângulos perto de 22 °, para formar a borda interior brilhante do halo …
 
Tradução: Thoth3126@gmail.com
Singulares Halos vistos na Lua:

Muitos observadores do céu testemunharam a existência de uma auréola ao redor da lua nos últimos dias – um anel de luz que rodeia o disco lunar em um raio de 22 graus.
O fenômeno é causado pela passagem da luz por cristais de gelo em formato hexagonal existentes em nuvens cirrus que curva a luz refletida pela lua.

Em 21 de dezembro, Harald Edens de Magdalena, Novo México, testemunhou um raro halo lunar duplo:
 

A maioria dos raios são desviados através de ângulos perto de 22 °, para formar a borda interior brilhante do halo.
Esta é um efeito comum de “mínimo desvio” que opera um halo e arco-íris de formação.
Os Raios se agrupam perto do ângulo em que elas são menos desviados.
Raios de desvio mínimos são simétricos, que entram e saem do cristal no mesmo ângulo e o raio da passagem no interior do cristal é paralelo a uma face do prisma.


Só depois das 07:00 horas local notei um halo brilhante de 22 graus ao redor da lua“, diz Edens. ”Foi só quando comecei a fotografar essa auréola que eu descobri um halo raro com 9 graus dentro do halo normal e maior de 22 graus.”
 
O halo interior de 9 graus é causado por cristais de gelo em forma de pirâmides .
Além do halo circular de 9 graus, um de 18 graus e talvez outro halo com 35 graus também estavam presentes, às vezes”, acrescenta. T
odos esses “raios estranhos com halos são causados por cristais de gelo com formato em pirâmides.
 
A tela rapidamente se tornou ainda mais variada.

Harald Edens viu pelo menos uma dúzia de diferentes tipos de anéis luminosos e arcos, que enumerou em sua descrição completa do evento .

A exibição foi muito transitória“, observa ele.

Não só o movimento das nuvens cirrus foi bastante rápido no céu, mas os halos – especialmente os halos mais singulares - apareceram para ir e vir ao longo de apenas alguns minutos.

Mas foram poucos minutos incríveis!
Luz solar em uma lata de cerveja : Em junho passado, astrônomos do Observatório Philippus Lansbergen convidaram pessoas do público holandês a construir os seus próprios solargraphs e gravar o movimento (aparente) anual do sol no céu.

Em 21 de dezembro, recebemos mais de 50 solargraphs de pessoas de todo o país (Holanda) que recolheram a passagem diária da luz solar em uma lata de cerveja vazia durante os últimos seis meses“, relata Jan Koeman. ”Aqui estão alguns resultados:
 
O solargraph é uma câmara feita a partir de um orifício em uma lata de refrigerante ou cerveja forrada com uma folha de papel fotográfico.
 
Usando este dispositivo simples, os cidadãos “cientistas” da Holanda gravaram a passagem diária do sol no céu desde 21 de junho, dia do solstício de verão do hemisfério norte, e terminando duas temporadas depois em 21 de dezembro, o solstício de inverno do norte.
 
As faixas mais elevadas de luminosidade correspondem ao início do verão em junho, as faixas baixas correspondem ao fim do outono.

As lacunas são apenas devido a dias com nuvens e chuva.

A Holanda tem uma reputação de tempo bastante chuvoso, mas estes solargraphs mostram que o sol estava frequentemente mais visível do que habitualmente.
 
Com o início do inverno no hemisfério norte (em 21 de dezembro, verão no Hemisfério sul), agora é a hora de um novo lote de solargraphs ser implantado.

Os leitores são encorajados a seguir as instruções para isso nos links indicados a seguir:
 
Registro de 6 meses Solargraph: #1, #2, #3

 
Permitida a reprodução, desde que mantido no formato original e mencione as fontes.
www.thoth3126.com.br

Nenhum comentário :