segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Cometa Pan-STARRS visivel a olho nu em março

 
O novo Cometa Pan-STARRS visivel a olho nu em março
Em 06 junho de 2011 um novo cometa apareceu, e ele foi chamado de “Pan-STARRS” que é o acrônimo do telescópio que o encontrou.
Agora no início de março de 2013, o cometa vai passar a cerca de 100 milhões de quilômetros da Terra, para logo depois mergulhar para dentro da órbita de Mercúrio.
A maioria dos especialistas espera que ele se torne um objeto visível e brilhante a olho nu tanto quanto as estrelas da Ursa Maior
 
Tradução e imagens adicionais: Thoth3126@gmail.com
Fonte: Science.NASA e Earthsky
 
Autor: Dr. Tony Phillips |
Produção editor: Dr. Tony Phillips |
Crédito: Science @ NASA
 
6 de fevereiro de 2013: O local fica muito além das órbitas dos planetas Netuno e Plutão, onde o sol é apenas um pontinho de luz distante e não muito mais brilhante do que as outras estrelas, ali existe um enxame enorme de corpos gelados que envelopa e circunda todo o sistema solar.
Os astrônomos chamam esse local de “Nuvem de Oort”, e ele é a fonte de alguns dos melhores cometas da história.
Um deles esta vindo em nossa direção exatamente agora.
 
Comet Pan-STARRS (splash)
Um novo vídeo da NASA ScienceCast explora a possibilidade de que cometa Pan-STARRS será plenamente visível a olho nu já no início de março. Play it !
 
O novo Cometa Pan-STARRS foi descoberto pelo Telescópio de Pesquisa Panorâmica e Sistema de Resposta Rápida (Pan-STARRS-Panoramic Survey Telescope And Rapid Response System) no topo do vulcão Haleakala, no Havaí.
 
Os Astrônomos usam o enorme telescópio com lentes de 1,8 metros de diâmetro para procurar/escanear os céus à procura de objetos celestes que se aproximam da Terra, tanto asteroides bem como cometas, que podem representar um perigo para o nosso planeta.
Em 06 junho de 2011 um novo cometa apareceu, e ele foi chamado de “Pan-STARRS” que é o acrônimo do telescópio que o encontrou.
 
No início de março de 2013, o cometa vai passar a cerca de 100 milhões de quilômetros da Terra, para logo depois mergulhar para dentro da órbita de Mercúrio.
A maioria dos especialistas espera então que ele se torne um objeto visível e brilhante a olho nu tanto quanto as estrelas da Ursa Maior.
 
O Cometa Pan-STARRS C/2011 L4 foi descoberto em 06/06/2011 pelo Telescópio de Pesquisa Panorâmica e Sistema de Resposta Rápida (Pan-STARRS-Panoramic Survey Telescope And Rapid Response System) no topo do vulcão Haleakala, no Havaí.
Seu nome é o acrônimo do observatório.
 
Mas, diz Karl Battams do Laboratório de Pesquisa Naval, “preparem-se para ser surpreendidos. Um novo cometa oriundo desde a distante Nuvem de Oort é sempre uma incógnita igualmente capaz de demonstrações espetaculares ou de falhas sombrias” (em sua aparição).
 
A nuvem de Oort foi designada assim no século 20 depois que o astrônomo holandês Jan Oort argumentou que tal nuvem deveria existir para explicar todos os cometas “novos e frescos” que caem através do sistema solar interno.
 
Auroras Underfoot (signup)
 
Inalterado pelo calor e luz solar, os cometas distantes localizados na Nuvem de Oort são como cápsulas do tempo, abrigando gases congelados e material primitivo e empoeirado com sua origem a partir da nebulosa solar original de 4,5 bilhões de anos atrás.
Quando estes cometas ocasionalmente se precipitam na direção do sol, eles trazem seus gelos e poeira virgens junto com eles.
Porque esta é a primeira visita do novo Cometa Pan-STARRS, ele nunca foi testado (e “tostado”) pelo calor feroz e a força gravitacional do sol.
Quase que qualquer coisa pode acontecer“, diz Karl Battams.
Por um lado, o cometa poderia se despedaçar – isto seria uma enorme decepção.
 
Kuiper Belt and Oort Cloud
A Nuvem de Oort e o Cinturão de Kuiper: Uma região de cometas que está além da órbita de Netuno e Plutão se manteve praticamente intacta desde então. É conhecida como Cinturão de Kuiper (sua parte mais interna), e é a fonte de cometas de curto período como o Cometa Halley. Mas a teoria sustenta que os cometas espalhadas entre os planetas gigantes foram realocados – atraídos e depois jogados para fora pela força gravitacional dos planetas. Os cometas e asteroides que não chegaram a escapar acabaram formando a Nuvem de Oort (a parte maior e externa), um vasto reservatório de detritos de todos os tamanhos na periferia do sistema solar, a trilhões de quilômetros do sol (em comparação com a distância média de Plutão de menos de 9,6 bilhões de quilômetros). Desenho adaptado de ilustração de Donal K. Yeoman – NASA, JPL
 
Por outro lado, as suas veias frescas com material congelado (afetado pela radiação solar) poderiam se abrir e expelir brilhantes e berrantes jatos de gás e poeira no céu noturno (n.T.– E assim criando uma grande e brilhante cauda e dando um espetáculo visível a olho nu na Terra).
 
Devido à sua pequena distância do sol, o Cometa Pan-STARRS deve ser muito ativo, produzindo uma grande quantidade de poeira e, portanto, uma cauda de poeira razoável e brilhante“, prevê Matthew Knight do Observatório Lowell.
 
No entanto“, ele adverte: “ainda pode ser difícil de vê-lo.
Do nosso ponto de vista sobre a Terra, o cometa estará muito perto do sol.
Isso significa que ele só é observável no crepúsculo, quando o céu não estará totalmente escuro ainda“.
 
O Cometa Panstarrs (seu trajeto na linha vermelha) aparece brevemente no oeste logo após o pôr do sol em março de 2013. Este cometa será encontrado nas proximidades da lua crescente em 12, 13 e 14 de março. Os balanços do cometa acima da Algenib estrela em 17 de março / 18, e acima da Alpheratz estrela em 25 de março / 26. Ele finalmente se encontrará com a Galáxia de Andrômeda no início de abril.
 
Os melhores datas para se olhar para ele pode ser os dias 12 e 13 de MARÇO, quando o Cometa Pan-STARRS surge no céu do por do sol ocidental não muito longe da então lua crescente.
Um cometa e a Lua, em conjunção baixa no horizonte, emoldurados por um crepúsculo azul escuro é uma visão rara.
Meu palpite é de que a principal característica que será visível a olho nu do cometa será o coma gasoso em torno da cabeça do cometa“, diz Knight. “A cauda do cometa provavelmente exigirá binóculos ou um pequeno telescópio“.
 
Duas outras datas importantes são: em 5 de março, quando o cometa se aproxima da Terra (cerca de 100 milhões de quilômetros) e o dia 10 de março, quando o cometa se aproxima mais do sol.
A dose de aquecimento pela radiação solar que ele receber quando dentro da órbita de Mercúrio poderia ser apenas o que o cometa precisaria para empurrá-lo para o reino da visibilidade a olho nu aqui na Terra.
 
Possível localização do Cometa PanSTARRS, já no início de abril, próximo à Constelação de ÁRIES (à esquerda) quase em linha reta com Sheratan, estrela β (Beta) de Áries, à sua esquerda, abaixo da amarela Hamal, α (Alfa) de Áries.
O oval acima do cometa é a Galáxia de Andrômeda (And).
 
O Cometa Pan-STARRS não deve ser confundido com outro cometa, vindo bem mais tarde este ano e bem maior.
Em novembro de 2013, o Cometa ISON poderá brilhar tanto quanto a Lua cheia AINDA em plena luz do dia quando se passar através da atmosfera do Sol: vídeo .
Dois cometas brilhantes em um mesmo ano já é um raro prazer“, diz Battams.
Isso poderá ser bom.”
Autor: Dr. Tony Phillips | Produção editor: Dr. Tony Phillips | Crédito: Science @ NASA
Ao entardecer, dizeis: haverá bom tempo porque o céu está rubro.
E pela manhã: hoje haverá tempestade porque o céu esta vermelho-escuro.
Hipócritas !
Sabeis, portanto discernir os aspectos do céu e não podeis reconhecer OS SINAIS DOS TEMPOS?” Mateus 16: 2 e 3
Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e mencione as fontes.
www.thoth3126.com.br

Nenhum comentário :