segunda-feira, 4 de março de 2013

Um novo Cometa, o Siding Spring-C/2013 A1: possivel colisão com Marte

 

 
Marte e Cometa Siding Spring
 
O Planeta MARTE esta na primeira fila do banco para assistir a passagem do 1º cometa de 2014, descoberto logo no início do ano, em 03 de janeiro, o Cometa Siding Spring-C/2013 A1, que pode colidir com o planeta vermelho em seu caminho para sua aproximação com o sol.

O Cometa SIDING SPRING (C/2013 A1), descoberto em 03 de janeiro de 2013 e agora adentrando o sistema solar vindo da Nuvem de Oort, promete fazer um show espetacular em outubro de 2014. Os primeiros cálculos determinam que ele se aproximará MUITO do planeta Marte.
Tradução, acréscimos e imagens: Thoth3126@gmail.com
Fonte: www.skyandtelescope.com
Postado Por Kbeatty@SkyandTelescope.Com, 01 Março de 2013
Nós estamos há apenas um par de semanas de podermos ver a olho nu o primeiro Cometa de 2013, o PanSTARRS, e no final deste ano podemos ser melhor tratados ainda com um show visível a olho nu do Comet ISON, que promete ser o cometa do século em novembro.
Mas os amantes de cometas estão imaginando como eles podem magicamente se transportar para as planícies rosadas de Marte no final do próximo ano para ver um espetáculo realmente incrível.

 
O observatório Siding Spring Observatory, próximo à Coonabarabran, Nova Gales do Sul, parte da Research School of Astronomy & Astrophysics (RSAA) na Austrália, que descobriu o novo cometa.
O Cometa SIDING C/2013 A1
Ele foi descoberto em 03 de janeiro de 2013 pelo astrônomo amador Robert McNaught, o cometa recebeu a denominação oficial de C/2013 A1 Siding Spring por ter sido descoberto pelo Siding Spring Observatory, próximo à Coonabarabran, Nova Gales do Sul, parte da Research School of Astronomy & Astrophysics (RSAA) na Austrália.
Antes de Robert McNaught tê-lo oficialmente descoberto , o cometa já tinha sido localizado em 8 de dezembro de 2012 pelo observatório Catalina Sky Survey, da Universidade do Arizona, mas sem que fosse possível determinar sua orbita.
O quão próximo o Cometa Siding (C/2013 A1) passará do planeta Marte em outubro de 2014? As previsões iniciais sugerem que até uma colisão é possível.
Isso porque o cometa Siding Spring (C/2013 A1) vai passar muito perto do planeta vermelho em 19 de outubro de 2014. Agora cálculos de dinamicistas celestes no JPL-Jet Propulsion Laboratory, Laboratório de Propulsão a Jato acham que o cometa deve alterar sua órbita em cerca de 65 mil milhas (105.000 km), mas ainda permanece a change de 1 em 10, 000 de uma colisão direta do cometa com o planeta Marte.
Acima: Você pode acompanhar o movimento do cometa dentro do distema solar usando excelente simulador orbital fornecido pelo site do JPL Horizons. Acima uma amostragem do caminho do cometa por Rob Kaufman do Australia’s Bright Astronomy).
O perito em acompanhar/descobrir cometas Robert McNaught descobriu este objeto em 3 de janeiro usando o telescópio Schmidt Uppsala na Observatório Siding Spring, na Austrália. (Notavelmente, isto aconteceu apenas 10 dias antes que um incêndio invadisse parte do observatório). Quase imediatamente, os astrônomos no Arizona encontraram o objeto em imagens no Catalina Sky Survey tomadas um mês antes.
Essas observações, combinadas com outras feitas por observatórios em outros lugares, mostraram que o cometa tem uma órbita altamente inclinada, retrógrada, que não passará mais perto do que 1,4 unidades astronômicas (140 milhões de milhas) do sol. Isso não é nada perto da Terra, mas essa distância de 1,4 UA é justamente sobre a órbita de Marte. Há poucos dias o astrônomo amador amador russo (e descobridor do cometa que levou seu nome) Leonid Elenin identificou a grande aproximação do Siding Spring ao planeta vermelho em outubro do próximo ano.
 
Acontece que ele não foi o primeiro a notar esse fato.”O sistema de monitoramente de pequenos objetos (como meteoros e asteroides) do laboratório JPL verifica automaticamente as órbitas desses objetos se aproximando em relação a todos os planetas, da Terra e da Lua”, comenta o dynamicist Paul Chodas, “e nós estamos acompanhando esta séria probabilidade de impacto nas últimas semanas.”
Na medida em que os dois corpos se aproximam, eles estarão correndo em direção um ao outro de 35 milhas (56 km) por segundo, e as estimativas preliminares sugerem que o núcleo do cometa C/2013 A1 poderia ser de 30 ou 40 quilômetros de diâmetro.
Assim, uma colisão dessa magnitude significaria um péssimo mau dia em Marte. O Impacto calculado pelo especialista H. Jay Melosh com os números usados em um poderoso calculador de crateras que ele desenvolveu, apesar de que ninguém sabe ainda o tamanho do núcleo com certeza, ele fez as simulações utilizando diâmetros de 5 e 30 milhas (8 a 50 km) para o cometa.
Ambas as simulações produziram crateras de pelo menos 6 milhas (10 km) de profundidade. Na menor hipótese cria uma bacia de 100 milhas (160 km) de largura. Mas o resultado é uma cratera maior, inimaginável: um enorme buraco de mais de 500 milhas (800 km) de largura.
De tamanho enorme, este seria um dos 10 maiores impactos acontecidos no Planeta Vermelho! ”Esse realmente seria um grande buraco no chão de Marte “, diz Melosh. “Mas desde que o intervalo de recorrência médio de tais grandes crateras é muito longo, nós teríamos que ser muito, muito sortudos para ver uma coisa dessas acontecer em nossas vidas.”
 
Cometa Siding Spring visto de Marte
 
Este gráfico ao lado mostra como o Cometa Siding Spring (C/2013 A1) aparecerá como visto de Marte.
O “melhor ponto de observação” ocorre quando o brilho total do cometa é de pelo menos magnitude 12 e seu alongamento do Sol é de 30 ° ou mais. Clique na imagem para ampliá-la. Jon Giorgini / NASA / JPL
Colisão ou passar raspando, o cometa Siding Spring vai proporcionar um show que poderia ser visto a partir de Marte. Calculado pelo aficionado em pequenos corpos, Bill Gray, a órbita do cometa se aproxima de Marte a partir do sul e varre os céus do hemisfério norte do planeta vermelho em apenas algumas horas.
”Ele provavelmente não vai alcançar a magnitude -8,8 em brilho mostrado na efeméride”, adverte.”Ainda assim, talvez ele vai ser próximo e brilhante o suficiente (e devidamente colocado) em Marte para obter algumas imagens agradáveis .”
Essa possibilidade não escapou para os gerentes de missões da NASA.
Atualmente três embarcações/sondas espaciais estão circulando agora o planeta vermelho (MRO-Mars Reconnaissance Orbiter, Mars Odyssey e a europeia Mars Express da ESA), e outras duas, as Curiosity e Opportunity são sondas itinerantes “hoje passeando sobre a superfície de MARTE. Potencialmente qualquer uma delas pode ser comandado para tirar algumas fotos do cometa, por exemplo, uma das câmeras do mastro da Curiosity tem um comprimento focal de 100 mm e capacidade de cor.
Se o cometa passar como o esperado, diz Michael Ravine de Malin Space Science Systems, que construiu as câmeras, algumas imagens serão definitivamente possíveis de serem feitas. “Eu estou imaginando um cometa brilhante espetacularmente posicionado sobre uma paisagem que inclui o Monte Sharp em Marte,” ele brinca. Ou o que dizer de MRO? Tem um monte de “ativos de imagem.”


Então eu coloquei essa questão para o cientista do projeto do MRO Richard Zurek. ”Isso já esta em cima da minha cabeça”, Zurek respondeu, “há vários instrumentos que podem entrar em jogo: MARCI com sua imagem multi-cores (inclusive no espectro ultravioleta), CTX com a sua resolução moderadamente alta em um amplo campo de visão, e CRISM e MCS pode adicionar informações no infravermelho próximo e médio. A maior parte deste equipamento seria focada no coma do cometa por CTX e e o resto na cauda, dependendo da evolução da passagem do cometa .
E, claro, nós vamos tentar algo com o HiRISE com a sua resolução espacial muito alta (possivelmente muitos pixels no núcleo), assumindo que as taxas da espaçonave são razoáveis. Mas o Cometa SIDING SPRING C/2013 A1 representa perigo para essas embarcações também. O cometa deve passar por perto o suficiente para mergulhar completamente Marte em seu coma de gás e poeira. Quem sabe o que pode chover para a superfície marciana? Mas de uma forma ou de outra, deverá ser um belo espetáculo!
 
Postado Por Kbeatty@SkyandTelescope.Com, 01 Março De 2013
Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e mencione as fontes.

Nenhum comentário :