sexta-feira, 26 de abril de 2013

25 de abril - Dia de São Marcos

 
25 de abril - Dia de São Marcos Evangelista:

São Marcos ou João Marcos vivia em Jerusalém: Dando-se conta da situação, dirigiu-se à casa de Maria, a mãe de João Marcos (Atos dos Apóstolos 12,12ss.).
Era primo de Barnabé (Colossenses 4,10). Discípulo de São Paulo esteve ao seu lado quando ficou preso em Roma: Saúdam-vos Aristarco, meu companheiro de prisão, e Marcos, primo de Barnabé, a respeito de quem já vos dei instruções: se ele aparecer por aí, recebei-o (Colossenses 4,10s.).
Foi também discípulo de São Pedro: A que (Igreja) está em Babilônia, eleita como vós, vos saúda, como também Marcos, o meu filho (1 Pedro 5,13s.).
Santo Irineu, Tertuliano, Clemente de Alexandria atribuem decididamente a Marcos, discípulo e intérprete de São Pedro, o segundo Evangelho.
E segundo os críticos modernos, o evangelho de Marcos foi escrito por volta dos anos 60/70, e dirigido aos cristãos de Roma.

Oração: Prece da força na proclamação do Evangelho Deus, nosso Pai, por meio de São Marcos quisestes que o anúncio do Evangelho chegasse até nós, para que, movidos pelo vosso Espírito, proclamássemos pela fé que Jesus é o Filho de Deus, o Ungido do Pai, nosso Redentor, nosso Libertador e nosso Irmão.
Por ele temos a remissão de nossos pecados, e na sua humanidade o homem foi elevado. Libertai, Senhor, o nosso coração para que o nosso pensar e agir nos aproximem daquele que disse: O que sai do homem, é isso que o torna impuro.
Com efeito, é de dentro, do coração dos homens que saem as intenções desmedidas, maldades, malícia, devassidão, inveja, difamação, arrogância, insensatez.
Todas essas coisas más saem de dentro do homem e o tornam impuro (Marcos 7,20-23)
(Padre Juarez de Castro)

Nenhum comentário :