terça-feira, 2 de abril de 2013

Clima: Recorde de calor em 11 mil anos

 
Mudanças Climáticas: Enfrentamos o MAIOR PICO DE CALOR RECENTE NOS ÚLTIMOS 11 MIL ANOS, diz estudo sobre o clima publicado na revista Science em 07 de março de 2013.
Em 100 anos, fomos a partir do final do espectro frio para o fim do espectro quente“, disse Marcott. ”Nós nunca vimos algo tão rápido. Mesmo na era do gelo nunca a temperatura global mudou assim tão rapidamente.
Tradução e imagens: Thoth3126@gmail.com
Por 8 mar 2013
http://science.time.com/2013/03/08/recent-heat-spike-unlike-anything-in-11000-years/WASHINGTON : Um novo estudo analizando dados em 11.000 anos de temperaturas climáticas mostra o mundo em meio a uma dramática reviravolta, saltando de um período de resfriamento quase recorde para um pico de calor recorde.
AB18345
FRANK CEZUS

Os cientistas dizem que é mais uma prova de que a moderna discussão do aquecimento global diário atual não é natural, mas o resultado das emissões de crescentes de dióxido carbono
que tem crescido rapidamente desde que a Revolução Industrial começou há cerca de 250 anos atrás.

A década de 1900 a 1910 foi uma das mais frias nos últimos 11.300 anos – mais frio do que 95 por cento dos outros anos, os dados de fósseis marinhos sugerem.

No entanto, 100 anos depois, na década de 2000 a 2010 foi um dos períodos mais quentes, disse o principal autor da pesquisa, Shaun Marcott da Oregon State University.

Registros dos termômetros globais só voltam até ao ano de 1880, e aqueles mostram que a última década (2000 a 2010 foi a mais quente para este período de tempo mais recente.

“Em 100 anos, fomos a partir do final do espectro frio para o fim do espectro quente”, disse Marcott. ”Nós nunca vimos algo tão rápido.
Mesmo na era do gelo nunca a temperatura global mudou assim tão rapidamente“.
Usando fósseis de todo o planeta, Marcott apresenta o maior registro contínuo da temperatura média da Terra.

Um de seus co-autores no ano passado usou o mesmo método para olhar ainda mais para trás no passado.
Este estudo era essencial para preencher a época de tempo pós-gelo durante a civilização humana precoce.
Os dados de Marcott indica que levou 4.000 anos para o mundo se aquecer cerca de 1,25 graus a partir do final da idade do gelo a cerca de 7.000 anos atrás.

Os mesmos dados dos fósseis sugerem um nível similar de aquecimento que ocorreu em apenas uma geração: de 1920 a 1940.
Registros de termômetro reais não mostram que o crescimento da temperatura da década de 1920 à década de 1940 foi bastante grande e que Marcott disse que para tais períodos recentes, é melhor usar as leituras reais dos termômetros do que os seus fósseis.
Antes deste estudo, a reconstrução do registro contínuo da temperatura média só voltava cerca de 2.000 anos no tempo.
A tendência da temperatura produz uma linha em forma de “bastão de hóquei”, com um pico repentino de aumento de calor após o que tinha sido uma linha bastante estável.

Que os dados obtidos para análise vieram de anéis de árvores, núcleos de gelo e sedimentos de lagos.

Marcott queria ir mais ainda para trás no tempo, para o fim da última era do gelo em mais detalhes usando o mesmo método de análise de fóssil marinho que o seu colega usou.

Esse período também coincide com um “momento muito importante para a história do nosso planeta”, disse o antropólogo Torben Rick do Smithsonian Research Institution.

É quando a humanidade primeiro começou a domesticar animais e a iniciar a agricultura, no final da idade do gelo.
Vários cientistas elogiaram a metodologia utilizada por Marcott, mas disseram que ela pode estar um pouco mais orientada para o Hemisfério Norte.
Read more: http://science.time.com/2013/03/08/recent-heat-spike-unlike-anything-in-11000-years/#ixzz2MxXmr9HB
Permitida a reprodução desde que respeite a formatação original e cite as fontes.
www.thoth3126.com.br

Nenhum comentário :