sábado, 6 de abril de 2013

Novo virus H7N9 de gripe aviaria contamina a China

 

 


Nova cepa de gripe aviária H7N9 : ameaça real de pandemia ou um fator de medo?

A nova cepa da gripe aviária, rotulada de H7N9, que surgiu na CHINA já causou cinco mortes.
Quatro pessoas morreram em um centro financeiro do município de Xangai, enquanto outra pessoa morreu na quarta-feira, na província vizinha de Zhejiang, após ter sido confirmada a infecção na quinta-feira.

Tradução e imagens: Thoth3126@gmail.com
Publicado: 04 de abril de 2013 14:38
Fonte: http://rt.com/news/bird-flu-alert-drugs-340/


A China, o Japão e o Vietnã estão em alerta para não deixar a nova e mortal cepa da gripe aviária H7N9 se espalhar.
A última década revelou, porém, que a informação sobre um vírus sempre se espalha muito mais rápido do que o próprio vírus.



Os cientistas que estudam as amostras do vírus tirado de um homem chinês que morreu no hospital em março dizem que esta nova estirpe de vírus da doença é mais difícil de controlar do que o antigo vírus H5N1 agora mais comum.

Os cientistas de institutos de pesquisa em todo o mundo, alertaram na quarta-feira que o novo vírus pode gerar sintomas não perceptíveis em aves, enquanto infecta e prejudica gravemente os seres humanos.

Nesse sentido, se este novo vírus H7N9 continuar a se espalhar por toda a China e para fora, seria um problema ainda maior do que o enfrentado com o vírus H5N1, em algum sentido, porque com H5N1 você pode ver a sua evidência e a sua presença pelas aves morrendo, mas com esta nova cepa você pode ver que o H7N9 seria mais ou menos um vírus silencioso infectando espécies de aves que ocasionalmente depois infectam os seres humanos“, citou o microbiologista Malik Peiris da Universidade de Hong Kong em declaração à agência AP.

O Ministério da Saúde chinês anunciou que está se mobilizando para combater o vírus.

Passageiros que voam de e para Hong Kong estão sendo chamados para informar sobre a sua condição, se se sentirem mal de saúde.

O Vietnã proibiu as importações de aves da China em um esforço para evitar que o vírus mortal penetre o país.

Os cientistas já disseram que não há sinais de transmissão do vírus H7N9 entre qualquer uma das vítimas ou pessoas que tenham entrado em contato com elas.

No entanto, eles já estão estudando a possibilidade de haver uma pandemia, dizendo que o vírus pode sofrer mutações e se tornar, no futuro, mais fácil de se espalhar entre os humanos e nos contaminar.

Duas mulheres passam de bicicleta em frente ao Centro Pequim de Controle e Prevenção de Doenças após a chegada de kits para testar a contaminação com o novo vírus da gripe de aves H7N9 em Pequim, em 04 de abril de 2013. (AFP Photo / Mark Ralston)
 
No entanto, as estatísticas de Organização Mundial da Saúde mostra que o termo “pandemia” tem sido até agora dificilmente aplicável a gripe aviária ou a gripe suína, que, juntos, são muito menos mortais do que a gripe sazonal comum.

A gripe aviária já custou 371 vidas desde 2003.

O surto de 2009 de gripe suína matou muito mais – 18.138 pessoas.

Enquanto isso, a gripe comum, que quase nunca é notícia, mata 250,000-500,000 acada ano.
Esta enorme diferença no número de vítimas entre o tipo exótico com a gripe sazonal comum tem causado que muitos acreditem que isso está sendo orquestrada por empresas farmacêuticas.



Em 2010, o British Medical Journal e o jornal The Daily Mail publicou uma lista de 20 pessoas que trabalharam como consultores para a OMS e ao mesmo tempo, eles tinham vínculos financeiros com grandes empresas farmacêuticas.

Naquele mesmo ano, a Organização Mundial de Saúde esteve sob o escrutínio do Conselho da Europa, que estava pesquisando para saber se o organismo internacional havia conspirado junto com as grandes empresas farmacêuticas para exagerar a ameaça da gripe suína.

Estima-se que cerca de $ 18 bilhões de dólares foi gasto mundialmente em vacinas e medicamentos para combater a “pandemia”.

O medicamento suíço Tamiflu foi declarado o melhor remédio para a gripe suína desde quando o surto da doença começou.

Mais tarde, os cientistas começaram a duvidar da eficácia desse medicamento.

Temos provas de que ele é menos eficaz do que se pensava anteriormente, que o Tamiflu não parece ser claramente eficaz na redução de complicações em adultos saudáveis, mas também mostra que os dados disponíveis para avaliar os medicamentos em geral, é inadequado, porque as empresas farmacêuticas seguram, não publicam os dados que deveriam estar publicamente mais disponíveis“, disse Fiona Godlee, editora-chefe do British Medical Journal em uma entrevista com a RT.
 
 
 
Aleksey Yaroshevsky da RT esteve na Ucrânia, em 2009, e se lembra de como a histeria da pandemia da gripe suína levou as prateleiras em farmácias locais sendo esvaziadas “pelo povo em pânico, correndo às farmacias para comprar todos os medicamentos“.

Além disso falando da escala do pânico, ele lembra um episódio de “quando a primeira-ministro da Ucrânia naquela época, Yulia Tymoshenko, chegou pessoalmente no aeroporto para atender um enorme desembarque do remédio Tamiflu“.

Eventualmente, houve alguns casos em que o remédio Tamiflu foi realmente até incinerado porque havia um excesso do medicamento estocado.

 ”Eu acho que eles estão tentando desnecessariamente alimentar o sentimento de pânico na população. As pessoas exigem o Tamiflu de seus médicos …



A Indústria farmacêutica vem tendo (n.t. novamente) um excelente e enorme lucro após este novo surto da gripe aviária“, disse o analista William Engdahl à RT.

Quanto à nova cepa do vírus H7N9 da gripe de aves, não existe até o momento nenhuma vacina contra ele, mas os cientistas já dizem que medidas e medicamentos anti-gripe suína são susceptíveis de combater esta nova cepa.

Isto significa que a procura pelo Tamiflu ou uma droga semelhante podem também ser ressuscitados MUITO EM BREVE.

Permitida a reprodução, desde que mantido no formato original e mencione as fontes.

www.thoth3126.com.br

Nenhum comentário :