quarta-feira, 8 de maio de 2013

O SIMBOLISMO DA CORUJA - Texto e Ilustrações

 

A coruja é a ave soberana da noite. Ao longo da história da humanidade, tem simbolizado a reflexão, o conhecimento racional e intuitivo, sabedoria, mistério, inteligência e diversas crenças relativas ao mundo espiritual. Ela tem a capacidade de enxergar através da escuridão, conseguindo ver o que os outros não veem.



Os gregos consideravam a noite como um período propício para o pensamento filosófico. E sendo a coruja um pássaro noturno, acabou sendo escolhida para representar essa busca do saber. Na mitologia grega, Athena, a deusa da sabedoria, tinha a coruja como símbolo. Athena traz pousada em sua mão direita a figura da ave noturna que, segundo a lenda, revelava-lhe as verdades invisíveis. Já no Império romano, a ave era tida como animal agourento, seu canto anunciaria que a morte estava próxima.



A coruja tem a particularidade de conseguir girar o pescoço em até 270º para observar algo ao seu redor, permanecendo com o resto do corpo sem o menor movimento. Ela é a águia da noite, é a caçadora noturna. A grande capacidade de visão e audição a torna exímia caçadora. Emite seu som na escuridão e identifica qualquer som estranho. Esta qualidade lhe dá a vantagem quando procura comida.



O termo "coruja" geralmente é aplicado ao pai ou a mãe que ressalta com certo exagero as qualidades dos filhos. É extensivo a outros familiares como tios, avós e outros.



No folclore brasileiro consta que, pra que seus filhotes não fossem vítimas de predadores, a coruja lhes avisava - seria fácil reconhecê-los, eles eram os "mais bonitos" da floresta. Daí o dito popular: "Toda a coruja gaba-se do seu toco". Assim como uma mãe elogia seus rebentos, mesmo sabendo que todo recém-nascido não tem (ainda) nada de beleza.



A coruja é escolhida como mascote dos escoteiros e é o símbolo dos cursos universitários de Filosofia, Pedagogia e Letras.



A tradição dos índios norte-americanos diz que a coruja mora no Leste, lugar de iluminação. Posto que a humanidade teme a escuridão, a coruja enxerga no breu da noite. Onde os humanos se iludem ela percebe com clareza, acreditavam os índios.



A coruja é um dos animais preferidos dos bruxos e bruxas. É simbolicamente associada também com a clarividência, a projeção astral, a magia negra e branca. Enquanto todos dormem, ela fica acordada, com os olhos arregalados, vigilante e atenta aos barulhos da noite. Por isso, representa para muitas culturas uma poderosa e profunda conhecedora do oculto.



Havia uma tradição que dizia que quem come carne de coruja adquire seus dons de previsão e clarividências, mostrando poderes divinatórios.



Ela pode nos trazer mensagens à noite, através dos sonhos e da meditação.



As ilustrações foram selecionadas do Deviantart e estão devidamente linkadas às páginas de seus respectivos autores.
 
http://www.marcelodalla.com/

Nenhum comentário :