quinta-feira, 2 de maio de 2013

Terremoto de 5,9º no arquipélago dos Açores

 

Forte terremoto no arquipélago dos Açores.
Um sismo de magnitude 5,9º na escala de Richter, foi registado às 06:25 locais de hoje (07:25 em Lisboa), ao largo da ilha de São Miguel, nos Açores, informou o Instituto Português do Mar e Atmosfera.
O Abalo mais forte sentiu-se às 06h25 da manhã (04:25 horário de Brasilia), em Povoação, ilha de São Miguel. Foi o maior dos últimos tempos.

Thoth3126@gmail.com
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (Civisa) referiu que o sismo registado hoje de manhã na região teve uma magnitude de 5,9º na escala de Richter e foi seguido de “várias réplicas” (vinte e seis até o momento).
Pela Agência Lusa, publicado por Susana Salvador e por Rita Carvalho hoje
O sismo que atingiu esta madrugada a zona de Povoação, na ilha açoriana de São Miguel, teve uma magnitude de 5,9º na escala de Ritcher, sendo assim o mais forte dos últimos tempos.
 
 
Segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera, desde essa hora, já foram sentidas mais 25 réplicas, todas com uma magnitude entre os 2,0 e os 3,2 graus, de acordo com a mesma escala. De acordo com informações recolhidas no local, a população sentiu o abalo, mas não há registos de danos pessoais ou materiais.
 
A Proteção Civil dos Açores encontra-se na região, com os bombeiros locais, a averiguar se o sismo registrado hoje provocou danos humanos e materiais, não tendo ainda registo de ocorrências, disse à agência Lusa fonte daquele serviço.
 
Em declarações à Lusa, fonte do Serviço Regional de Proteção Civil afirmou primeiramente que o sismo, ocorrido às 06:25 locais (07:25 em Lisboa) teve a intensidade 6º na escala de Richter e epicentro a 60 quilômetros de São Miguel e Santa Maria.
 
Contudo, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, em comunicado publicado na sua página na Internet, o sismo teve magnitude 5,9º na escala de Richter e foi registado 30 quilômetros a norte/noroeste dos Ilhéus da Formigas, ao largo de São Miguel.
 
 
“Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima V (escala de Mercalli modificada) no conselho da Povoação, ilha de S. Miguel e intensidade III na ilha Terceira”, adianta o IPMA.
 
A fonte do Serviço Regional de Proteção Civil adiantou à Lusa que o sismo foi bem sentido pela população de São Miguel. “Sentiu-se, sentiu-se!” relatou a fonte. A Proteção Civil está a averiguar com os bombeiros se há danos materiais, não havendo até ao momento registo de vítimas ou danos materiais.
 
Segundo tremor de terra de magnitude 4,4º às 06:29 locais
 
Mais um terremoto de magnitude 4,4 na escala de Richter foi hoje registado nos Açores, às 06:29 locais (07:29 em Lisboa), na sequência de um outro tremor de terra, poucos minutos antes, e com magnitude de 5,7.
 
De acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta réplica foi registada nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, tendo o epicentro sido a cerca de 30 km a Norte-Noroeste dos Ilhéus das Formigas, em S. Miguel.
 

Abalo de hoje foi dos de maior magnitude dos últimos tempos

O sismo de hoje nos Açores, de magnitude 5,9º ”foi dos eventos de maior magnitude nos últimos tempos perto da ilha de São Miguel”, disse o diretor executivo do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
 
“Trata-se de um sismo de origem tectónica normal nesta zona do arquipélago, embora com magnitude relativamente elevada e tem sido seguido também, como é normal nestas circunstancias, por algumas réplicas, duas das quais sentidas na ilha de São Miguel com fraca intensidade”, acrescentou João Luís Gaspar, em declarações à agência Lusa.

Segundo o responsável, o CIVISA e a Proteção Civil dos Açores “continuam a acompanhar a situação” e recomendam à população “os cuidados normais para situações típicas de atividade sísmica”.

Mais informações:
http://thoth3126.com.br/vulcao-cumbre-vieja-mega-tsunami-pode-atingir-o-brasil/
http://thoth3126.com.br/uma-visao-pessoal/
Permitida a reprodução, desde que mantido no formato original e mencione as fontes.

Nenhum comentário :