quarta-feira, 12 de junho de 2013

Terremoto de 5,7º sacode norte da Califórnia

 

 


O Centro Nacional de Terremotos do Serviço Geológico dos EUA (USGS) disse que o tremor foi centrado perto de Greenville, cerca de 25 km ao sudoeste de Susanville, e foi sentido tão distante como San Francisco e em outros dois estados.

”De repente as coisas começaram a cair das prateleiras, espelhos cairam, o muro caiu, vasos cairam no chão, tudo começou a cair”, disse Shephard a Redding Record Searchlight. ”Parecia o fim do mundo.”
Tradução, edição e imagens: Thoth3126@gmail.com
Milhares de pessoas relataram sentir o terremoto, tão longe quanto a área da BAIA DE SAN FRANCISCO e através das fronteiras em Oregon e Nevada, segundo o site do USGS.
http://www.miamiherald.com

GREENVILLE, Califórnia -
Um forte terremoto primeiramente declarado de 5,9º e depois reduzido para 5,7º de magnitude, sacudiu o extremo nordeste da Califórnia na noite de quinta-feira e aparentemente não feriu ninguém, mas causou danos moderados, incluindo o rompimento de um reservatório de água que abastecia centenas de casas com água potável, disseram as autoridades locais nesta sexta-feira, dia 24 de maio.

Data-horário
LAT
LON
MAG
DIST
km
REGIÃO
24-MAY-2013 15:26:20
40.18
-121,06
4.0
0
CALIFÓRNIA DO NORTE
24-MAY-2013 08:02:19
40.17
-121,08
4.9
2
CALIFÓRNIA DO NORTE
24-MAY-2013 05:54:17
33.19
-116,08
4.0
895
SOUTHERN CALIFORNIA
24-MAY-2013 05:54:03
34.22
-117,03
4,5
753
SOUTHERN CALIFORNIA
24-MAY-2013 03:47:07
40.19
-121,06
5.7
1
CALIFÓRNIA DO NORTE


O Sheriff Greg Hagwood, de Plumas County disse que o terremoto de magnitude 5,7º provocou a queda de itens caindo das prateleiras dos supermercados e com chaminés caídas do teto das casas quando o relógio marcava 08:47 horas quinta-feira.

O Centro Nacional de Terremotos do Serviço Geológico dos EUA (USGS) disse que o tremor foi centrada perto de Greenville, cerca de 25 km ao sudoeste de Susanville, e foi sentido tão distante como San Francisco e em outros dois estados.

Ele foi seguido por várias réplicas, incluindo um terremoto de magnitude 4,9º que ocorreu também hoje na manhã de sexta-feira.

Cerca de 300 pessoas foram afetadas pelo sistema de água danificado, Hagwood disse.

“Sem dúvida, é o terremoto mais forte que eu já senti aqui.

Foi muito inquietante e durou o tempo suficiente para criar uma medida de ansiedade”, disse Hagwood.

 ”Os supermercados e lojas tiveram um monte de mercadorias que caíram das prateleiras.”

A companhia Pacific Gas & Electric disse que cerca de 660 clientes ficaram sem energia na extremidade sudoeste do Lago Almanor em cerca de 21:39 desde quinta-feira.

Susan Shephard e seu marido Alan Shephard, que moram no Quail Lodge, no Lago Almanor perto de Greenville, muito perto do epicentro, disseram que estavam assistindo “The Hunger Games” na TV quando todo o edifício começou a tremer.

“De repente as coisas começaram a cair das prateleiras, espelhos cairam, o muro caiu, vasos cairam no chão, tudo começou a cair”, disse Shephard a Redding Record Searchlight.

 ”Parecia o fim do mundo.”

 O Departamento de Bombeiros de Susanville disse que ainda não tinha recebido nenhum relato de danos e o despachante do escritório do Sherife de Plumas County disse que as chamadas estavam inundando em seu escritório, mas há relatos de danos.



Milhares de pessoas relataram sentir o terremoto, tão longe quanto a área da BAIA DE SAN FRANCISCO e através das fronteiras em Oregon e Nevada, segundo o site do USGS.

A KCRA-TV em Sacramento informou que o tremor no Condado de Plumas foi sentido até no centro de Sacramento, cerca de 145 quilômetros ao sul do epicentro.

Pessoas nos condados de Yuba e Sutter, ao sul de Plumas, disseram que sentiram um tremor de rolamento, de acordo com relatos de moradores de Marysville.

“As pessoas na área sentiram uma sacudida forte, mas não foi o suficiente para gerar dano grave, com base nos primeiros relatórios de campo obtidos”, disse Rafael Abreu, um geofísico do Centro Nacional de Terremotos do Serviço Geológico dos EUA (USGS) em Golden, no Colorado.

Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e mencione as fontes.

Nenhum comentário :