sábado, 6 de julho de 2013

Aprenda a Meditar




http://video.google.com/videoplay?docid=7939505976833408618&hl=pt-PT


Meditação Básica.


Existem muitos métodos de induzir a meditação, que vão desde observar a chama de uma vela ou se concentrar em um cristal.

Você pode usar qualquer método que combina com você, mas um método eficaz e que pode ser utilizado em qualquer lugar é utilizando a respiração, uma vez que a nossa respiração nos conecta diretamente a nossa vida nos dá energia e uma sensação de bem-estar.

Para melhores resultados, isto deve ser feito em uma posição agradável, ou deitado(a) ou em lótus, com as pernas cruzadas. 

Mas sempre se sentindo confortável, para não distrair sua atenção com desconfortos durante a meditação.

Se você tiver condições, construa um local especial, onde não te incomodem quando estiver neste, se não tente avisar o mundo para não incomodá-lo(a) enquanto estiver meditando.

Sugere-se também, se possível fazer a meditação ou nu, ou se tiver uma túnica, para que nada incomode seu corpo, nem jóias, relógios, etc…

O objetivo aqui é o de colocá-lo no estado de espírito mais equilibrado possível, de modo que você possa trazer para fora o seu ser espiritual que está ligada com a criação, e deixar o material, os seus sentimentos, as emoções e pensamentos para trás durante a operação de concentração .


http://www.magiazen.com.br



Meditação Raja Yoga
A arte de meditar é simples e agradável.
No mundo de hoje a meditação desempenha um papel importante como fator de equilíbrio na vida de muitas pessoas em todo o mundo.

Mais que um antídoto a vencer o stress e a tensão, a meditação nos capacita a experimentar momentos de profunda beleza e riqueza.




A mais antiga de todas as técnicas de meditação é a meditação Raja Yoga.

Ela nos ensina a apreciar a arte do silêncio interior nos conduzindo ao equilíbrio e à serenidade.

O primeiro passo na prática desta meditação é o entendimento da distinção entre o “ser”, que no mundo recebe diversas denominações tais como: alma, espírito, psique, etc, e a matéria.

Quando dizemos minha cabeça, meus pés, quem é que está dizendo “meu”?
Entender que a alma humana é diferente do corpo físico significa entender que o “ser humano” não é apenas um “corpo físico”, mas sim um ser consciente (alma, psique, espírito, etc.) atuando através de um veículo (corpo).

O ser humano é um ser espiritual por excelência, e ser “espiritual” está ligado a ser você como você é verdadeiramente, em essência, forma e natureza.
Mas qual é a natureza do ser humano?
Quando saímos de férias, o que buscamos?
Preocupações, intranqüilidade ou algo negativo?

È claro que não.
Buscamos por paz, felicidade, harmonia, ou seja, aquilo que é positivo.
Se buscamos por algo, é que já experimentamos aquilo antes.
Se você busca por paz é que você já experimentou este sentimento antes. 

Não fica difícil deduzir que a natureza do ser humano está relacionada com a paz, a felicidade, o amor.

Dentre todas as “experiências” que tivemos na nossa existência, uma das coisas que mais nos atrai é estarmos em paz conosco, com os outros e com a natureza.

A meditação nos ajuda a resgatar aquilo que temos de mais belo dentro de nós, transformando a energia negativa em energia pura e positiva.

A clareza de experimentarmos nossa verdadeira natureza é traduzida pela fragrância de virtudes como amor, serenidade, paciência, felicidade, etc. 

O mais interessante é que a meditação gera dinamismo e entusiasmo no viver.
A meditação nos dá a percepção de que somos seres conscientes, energia metafísica, espiritual.

O passo inicial da meditação é nos experimentarmos como seres de paz.

A prática inicial da meditação raja yoga consiste em visualizar um pequenino ponto de luz, brilhante como uma estrela, no centro da testa e experimentar-se como um ser de luz preenchido de paz.

Irradiando esta energia ao seu redor você estará criando e experimentando uma atmosfera de harmonia. 

Experimente!

Autor: Herbert Santos.
Fonte: Publicado no jornal “Oríganum”, Itaúna, MG. Janeiro 1994

http://intuicao.com/meditacao/meditacao-raja-yoga/




Meditação 




A mais importante jornada que você pode fazer é a jornada interna.
Essa é a jornada para a verdade de quem você realmente é.
É o lugar, além da consciência de cada dia, onde o fortalecimento espiritual começa.
O poder espiritual nos dá poder para escolhermos pensamentos criativos em vez de pensar de forma automática; dar resposta pró-ativa em vez de reação; paz, amor e harmonia ao invés de estresse, conflito e caos.

A meditação permite que você embarque nessa jornada interior.
A meditação Raja Yoga dá a você um claro entendimento espiritual de si, ajudando em sua redescoberta e no uso das qualidades positivas internamente latentes; possibilita desenvolver a força de seu caráter e criar novas atitudes e respostas para a vida.

Você começa a se lembrar de coisas sobre si que já sabia mas tinha esquecido há muito tempo. Começa a apreciar momentos de silêncio e a desfrutar períodos de introspecção e reflexão.

A meditação também ajuda você a se desconectar do hábito de pensar, sentir e reagir de forma perniciosa.

Isso resulta numa liberação de energia consciente e positiva que aumenta a qualidade de sua atitude, ações e interações.

Por fim, o processo de retrair-se, desconectar-se de hábitos prejudiciais, conectar-se a seus recursos espirituais inatos, e então reconectar-se à sua vida externa, consiste em um meio de fortalecimento pessoal.

A meditação é ensinada como um método para alcançar a consciência de si, levando à sua auto-realização.

A meditação acalma a mente e fortalece o intelecto para atingir percepção e compreensão das leis e princípios espirituais que sustentam a harmonia e que podem trazer uma renovação natural em todos os níveis de vida na Terra.


A Experiência de Meditação

 Como uma técnica, a meditação requer prática para alcançar resultados satisfatórios.

Cada vez mais pessoas estão incluindo algum tipo de meditação em sua rotina diária, quer seja como um efetivo antídoto para o “stress”, ou como um simples método de relaxamento.

Ao meditar um pouco a cada dia, a meditação logo se torna um hábito fácil e natural que o recompensa generosamente pelo esforço envolvido.


http://www.caminhantes2.com/page_83.html

Nenhum comentário :