terça-feira, 16 de julho de 2013

As várias técnicas utilizadas na Osteopatia


  

Posicionamento para mobilização e/ou manipulação articular na coluna torácica.
 
Mobilização articular, manipulação articular, técnicas para ponto-gatilho, entre outras técnicas, são ferramentas que a Osteopatia utiliza

Várias são as ferramentas de tratamento que o Osteopata pode utilizar.

Entre elas estão a mobilização articular, a manipulação articular, as técnicas para ponto-gatilho, as técnicas viscerais e cranianas (que alguns conhecem como craniossacral) entre outras.

A mobilização articular consiste em movimentos lentos e rítmicos, já a manipulação articular (thrust, HVLA) consiste num movimento rápido e curto.

Ambas têm como objetivo aumentar a amplitude de movimento articular, estimular mecanoceptores, gerar analgesia e relaxamento muscular.

A mobilização pode ser realizada em diversos graus, cada um com objetivo específico.

Para os pontos gatilhos a Osteopatia possui diversas técnicas, que agem sobre esta disfunção de diferentes maneiras, como por exemplo atuando no nível metamérico do músculo acometido, trabalhando sobre a fáscia muscular ou diretamente sobre o ponto mais tenso (gatilho).

Além disso, a Osteopatia possui técnicas para outros tecidos (ligamentos, cápsula articular,tendões), para a região craniana e para as (órgãos internos).

Cada técnica, no tratamento osteopático, é utilizada para que haja melhora da mobilidade tecidual e para que benefícios secundários à melhora da mobilidade sejam gerados, sempre visando resolver a causa do problema e não somente aliviar sintomas.


gustavo.bortolazzo
http://cbosteopatia.com.br/

Nenhum comentário :