terça-feira, 16 de julho de 2013

O QUE É OSTEOPATIA

 
  
 
Osteopatia é uma especialidade da fisioterapia que tem diagnóstico próprio (diagnóstico funcional) que se agrega ao diagnóstico definitivo (médico), na qual o fisioterapeuta utiliza apenas as suas mãos como ferramenta de trabalho.
 
O Osteopata utiliza manobras corretivas que visam reequilibrar as diferentes regiões do corpo e seus diferentes tecidos (articulação, músculo, tendão, ligamento, cápsula articular, fáscia...).
 
É embasada em anatomia, fisiologia, embriologia, não sendo, portanto, empírica.
Difere-se das terapias orientais (acupuntura, shiatsu, do-in, reflexologia...) por procurar tratar a biomecânica corporal e não sua energia e difere-se da fisioterapia convencional em alguns conceitos e também por não usar aparelhos.
Neste diagnóstico e tratamento o osteopata procura integrar as várias regiões do corpo, ou seja, uma dor em determinado local pode estar sendo causada por uma disfunção em um local à distância (ex. uma dor no ombro pode estar sendo mantida por uma disfunção do quadril ou uma dor na coluna lombar por uma disfunção no pé...).
À partir deste diagnóstico o tratamento dá enfoque ao local que está em disfunção e não somente ao local da dor.
Está indicada nos sintomas da coluna vertebral (lombalgia, lombociatalgia, cervicalgia, cervicobraquialgia, dorsalgia, hérnias de disco), dos membros superiores e inferiores (bursites, tendinites, sinovites, LER/DORT, síndromes do túnel do carpo, síndrome do desfiladeiro torácico, entre outras) e da cabeça (cefaléia, enxaqueca, dores faciais e da ATM)
Está contra-indicada nos casos de tumores, fraturas, doenças reumáticas nas fases aguda e subaguda e doenças que as causas não são físicas (como as dores psico somáticas), pois a osteopatia prioriza a causa da dor e não apenas seus sintomas.
Não necessita encaminhamento médico, as sessões são individuais, geralmente semanais e tem duração de 50 min. em média.

Nenhum comentário :