quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Doutor Jivago, o grande filme de David Lean


 
Cartaz de divulgação de "Doutor Zhivago", de 1965.


Filme norte americano, do gênero drama épico, guerra e romance, dirigido por David Lean em 1965, magistralmente.
O filme é baseado no romance de Boris Pasternak, de mesmo título.

A Revolução Russa de 1917 serve de cenário para esta história de amor entre Jivago, um jovem médico aristocrata, e Lara, uma enfermeira plebeia.
Lara é filha de uma costureira russa que, viúva, apenas consegue sustentar a casa em que ambas moram graças ao dinheiro que lhe é dado periodicamente por Victor Komarovsky, um importante e inescrupuloso expoente da sociedade local.
Apesar de Victor e a viúva manterem um relacionamento "secreto", o homem se encanta pela beleza da doce Lara, que contava com apenas 17 anos quando ambos se beijaram pela primeira vez na volta de uma festa.

Apesar da relação vexatória mantida entre Lara e Victor, Pascha Strelnikoff, jovem romântico e revolucionário, apaixona-se pela menina e começa a namorá-la.
Enquanto a relação de Lara e Victor mostra-se destrutiva (a mãe de Lara, ao descobrir o relacionamento, tenta se matar), o namoro de Pascha e a moça se mostra uma saída sensata para ela no meio dessa confusão, pois o moço a pede em casamento e ela aceita.

Ao saber do pedido, Victor discute com Lara e a violenta, chamando-a em seguida de "vagabunda". Lara descontrola-se e invade uma festa de Natal na alta sociedade russa para tentar matar, sem sucesso, o ex-amante.
Jivago, que já havia visto Lara ao salvar sua mãe do suicídio, estava presente na festa com sua noiva, Tonya, e fica surpreso com a atitude e coragem da jovem.

Apesar da impressão deixada, eles só se encontram anos mais tarde, ao serem voluntários (médico e enfermeira, respectivamente) na Primeira Guerra Mundial.
A esta altura, Jivago está casado e tem um filho com Tonya, enquanto Lara procura seu marido Pascha, que sumiu durante uma missão na Guerra.

Por passarem seis meses juntos em uma situação tão adversa, a aproximação dos dois é inevitável.


Jivago (Omar Sharif), Tonya (Geraldine Chaplin) e Lara (Julie Christie), em cena.

Com o fim da Guerra, Jivago e Lara voltam para suas famílias e perdem o contato.
Ao voltar para casa, Jivago se depara com a decadência da alta sociedade russa e decide fugir para o interior com sua esposa, filho e sogro.
E ai desenrola-se a história de encontros e desencontros.

Um lindíssimo filme, verdadeira obra-prima, com uma trilha sonora belíssima.
Um clássico que não pode deixar de ser visto por quem aprecia a sétima arte.



Elenco de "Doutor Jivago" no set de filmagem, nas belíssimas paisagens russas.
Filme que não foi exibido na própria Rússia até 1994 e que teve as paisagens russas recriadas na Espanha.
Feito para ser um filme colossal, seu orçamento para a época foi nunca antes visto: US$ 15 milhões.


http://www.paulocannizzaro.com.br

Nenhum comentário :