quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Tsunami: 9 mortos, muitos desaparecidos e destruição …


Sobe para nove o número de mortos por tsunami nas Ilhas Santa Cruz e Salomão e várias pessoas seguem desaparecidas.

O comissário de polícia John Lansley disse à emissora neozelandesa “TVNZ” que há também vários desaparecidos e um número indeterminado de feridos no hospital.

Thoth3126@gmail.com
A Polícia diz que várias pessoas seguem desaparecidas. Mais de 3.500 estão desabrigados na região.

Fontes: Globo-G1 e agências internacionais

As autoridades das Ilhas Salomão, no Pacífico Sul, elevaram a nove nesta quinta-feira (7) o número de mortos em consequência do tsunami gerado após um terremoto de magnitude 8,o Graus atingir a região.

 
O forte terremoto ocorreu à 00:12 hora local (23h12 de Brasília) a uma profundidade muito rasa, de apenas 5 km e foi localizado 340 km a leste de Kira Kira, nas Ilhas Salomão.

O comissário de polícia John Lansley disse à emissora neozelandesa “TVNZ” que há também vários desaparecidos e um número indeterminado de feridos no hospital.

O alerta para tsunami valeu ainda para as ilhas Vanuatu, Nauru, Papua Nova Guiné, Tuvalu, Nova Caledônia, Kosrae, Fiji, Kiribati, e Wallis e Futuna.

O boletim ainda colocou em vigilância a Nova Zelândia, Austrália e a Indonésia.

Tsunami varre casa em lata, nas Ilhas Salomão. (Foto: Reuters)
Muitas casas em diversas ilhas foram completamente arrasadas pelo Tsunami.

Equipes médicas e de resgate se dirigem por mar à ilha de Santa Cruz, a mais danificada pelo tsunami, enquanto as autoridades tentam reparar a pista de aterrissagem do aeroporto de Lata, a capital desta província, para facilitar a chegada de ajuda humanitária.

“Infelizmente, muitas casas foram arrasadas e algumas aldeias foram destruídas completamente, pelo que necessitamos retirar as pessoas o mais breve possível”, afirmou Lansley.

ilhas salomão, terremoto
 
 
Cerca de 3.500 pessoas ficaram desabrigadas pelas ondas, que destruíram 700 casas, indicaram fontes da organização World Vision.

Dezenas de tremores foram registrados nesta quinta feira nas Ilhas Salomão.

O arquipélago fica sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica sacudida anualmente por cerca de sete mil tremores, a maioria de intensidade moderada.

Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e mencione as fontes.
www.thoth3126.com.br