quarta-feira, 7 de agosto de 2013

OSTEOPOROSE E 11 ALIMENTOS PARA PREVENÇÃO

 


Ossos saudáveis são essenciais para um sistema esquelético forte, que proteja todos os órgãos e dê estrutura ao corpo humano.
Para que eles se mantenham assim, saudáveis, devemos incluir alimentos apropriados à nossa rotina, dando preferência aos que podem ajudar a prevenir a osteoporose – condição em que os ossos se encontram fracos e propensos a lesões.

Informações importantes sobre o cálcio na osteoporose

“Quando falamos em osteoporose, a primeira coisa que vem à mente das pessoas é a necessidade de cálcio, porém, é importante saber que ele sozinho não forma ossos. Para formação óssea são necessários diversos nutrientes, como vitamina D, magnésio, zinco, cobre, boro, vitamina K, silício e outros. Por esse motivo, as suplementações de apenas cálcio e/ou vitamina D não têm se apresentado tão eficientes”, explica a nutricionista Daniela Mendes Tobaja, pós-graduada em Fisiologia do Exercício pela Unifesp e pós-graduanda em Nutrição Clínica Funcional pela UNICSUL-VP.
De acordo com a profissional, as principais fontes de cálcio são as folhas verdes escuras, leite e derivados. “Porém, é muito importante destacar que o cálcio presente nos leites e derivados é de baixa biodisponibilidade, ou seja, de pequena absorção (20%). Isso significa que, para atingir a necessidade de apenas cálcio, seria necessária grande quantidade destes alimentos e, ainda assim, dificilmente formariam massa óssea, devida à deficiência dos demais nutrientes neste grupo alimentar”, explica.
“Já o cálcio do brócolis, por exemplo, tem boa biodisponibilidade, três vezes mais (60%) do que o leite e derivados, e a presença dos demais nutrientes, como zinco, cobre, boro, magnésio etc.”, acrescenta a nutricionista.
Baseados nestas informações, vários estudos científicos observaram que os países que apresentam um alto consumo de leite e derivados, como Austrália, Nova Zelândia e América do Norte apresentam as maiores incidências de osteoporose, destaca a nutricionista Daniela Mendes Tobaja, enquanto a população da China e Japão (que tem menor consumo destes alimentos) apresenta menor incidência da doença.
“Portanto, o caminho para prevenção da osteoporose é a inclusão de alimentos ricos em nutrientes e com boa biodisponibilidade. É necessária também exposição à luz solar para manter bons níveis de vitamina D, fazer atividade física e ter uma boa saúde intestinal para melhor absorção dos nutrientes”, explica a profissional.
Levando em consideração todas essas informações, a nutricionista Daniela fez uma lista com sugestão de alimentos ricos nos nutrientes citados acima, que podem ajudar muito na prevenção da osteoporose.

Alimentos que são aliados contra a osteoporose

  1. Brócolis
  2. Gergelim
  3. Couve e outras folhas escuras
  4. Quiabo
  5. Linhaça
  6. Chia
  7. Oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas)
  8. Sardinha, salmão
  9. Feijão (sugestão: branco)
  10. Frutas (banana, laranja, entre outras)
  11. Ovos
Enfim, são alimentos saborosos, fáceis de encontrar e que, com certeza, só trarão benefícios à saúde e evitarão o enfraquecimento dos seus ossos.

Matéria de Tais Romalli, também disponível em:
 

Citações do Papa Francisco...




 Queridos...

Independente da religião de cada um...tenho certeza de que o Cristo, JESUS é UM SÓ!!!

Eu diria que não são citações...e sim "PEROLAS" do Papa Francisco!!!

Vale o tempo da leitura...

Você já parou hoje para agradecer o milagre do dia em que você acordou e abriu os olhos e já está trabalhando...???!!!

Faça dessa leitura sua oração do dia....e se permita refletir sempre a respeito...

Boa semana...cheia de Fé e certeza do amor de Jesus por você!!!



JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE - RIO DE JANEIRO - JULHO DE_2013.ppsx 1744.7 kb 

Chuva de meteoros Perseidas de 2013 (12 e 13 de agosto)

Prepare-se para a chuva de meteoros Perseidas com pico máximo de queda nas noites de 12 e 13 de agosto de 2013.
Um eterno favorito entre todos os astrônomos, profissionais e amadores a chuva de meteoros Perseidas faz o seu retorno anual com seu pico máximo nas noites de agosto dos dias 12 e 13.
Os meteoros Perseidas, Perseids ou Perseiades são assim chamados devidos a essa prolífica chuva de meteoros associada ao cometa Swift-Tuttle e que acontece na constelação de Perseu.
Tradução, edição e imagens: Thoth3126@gmail.com
http://www.skyandtelescope.com/
Por Alan MacRobert, 01 de agosto de 2013.
Essa chuva de meteoros são assim denominadas devido ao ponto do céu de onde os meteoros parecem vir, chamado de radiante, que fica localizado na constelação de Perseus (dai o nome Perseidas). As chuvas de meteoros ocorrem quando a Terra atravessa um rastro de detritos deixados por um corpo celeste, geralmente um cometa.



Acima: Um meteoro Perseida cruza o céu noturno do Vale Alamut, no IRÃ durante o pico da chuva de meteoros Perseidas, em agosto de 2012. Clique na imagem para uma versão maior full-frame. Foto de Oshin Zakarian
Neste presente caso o rasto é denominado de nuvem Perseida e estende-se ao longo da órbita do cometa Swift-Tuttle. A nuvem consiste em partículas ejetadas pelo cometa durante a sua passagem perto do Sol. A maior parte do material presente na nuvem atualmente, tem aproximadamente 1.000 anos. No entanto, existe um filamento relativamente recente de poeira neste rastro proveniente da última passagem do cometa em 1992.
A chuva dos meteoros Perseidas deste ano, quando quase não haverá luminosidade da lua, proporcionando um céu escuro para espectadores e contadores de meteoros do fim de noite. A lua crescente com fina espessura se define em meados da noite, por isso vai oferecer pouca interferência para o evento nas noites de 12 e 13 de agosto deste ano.

Registro da chuva de meteoros Leonidas (Leão) em 1999.

A Terra deve passar pela parte mais densa do fluxo de detritos por algumas horas em 12 de agosto em torno de 19:00 UTC- Tempo Universal, que é 16:00 de Brasilia. Isso significa que o pico da chuva de meteoros divide a diferença entre as horas no início da manhã (madrugada) dos dias 12 e 13 para qualquer um na América do Norte ou na Europa no mês de agosto.

Assim, o número de meteoros que ocorrer em cada uma dessas madrugadas, mesmo em condições ideais (sem poluição luminosa e radiante quase em cima do observador (zênite celeste) pode não coincidir com a previsão da Organização Internacional de Meteoros que está prevendo pico de 100 meteoros por hora. Mas surpresas podem sempre acontecer.
 


Meteoros Perseidas podem aparecer em qualquer lugar do céu, mas eles parecem sempre surgir para o exterior a partir de um ponto (o chamado radiante ) na constelação de Perseus. S & T: Gregg Dinderman.

Alguns Perseidas parecem começar a cair por volta das 21:00, mas eles estarão sempre melhores de serem vistos cerca de 11 horas ou meia-noite até a primeira luz da aurora (05:00). Isto é, quando o ponto radiante do local de origem da chuva, no norte da constelação de Perseus sobe alto no céu à noroeste. Ou, dito de outra forma, isto é, quando o seu lado da Terra se vira para o fluxo de meteoros que se aproxima mais diretamente. Estas “estrelas cadentes” são na verdade pedaços de detritos derramadas pelo Cometa 109P/Swift-Tuttle.
Rastros de luz são deixados na atmosfera superior da Terra em um movimento em queda relativamente rápido de cerca de 37 milhas (60 km) de velocidade por segundo, eles criam plasma superaquecido (moléculas de ar ionizado) ao longo de seu caminho.Este gás incandescente, que inclui vapor da incineração de partículas, cria as estrias e os rastros momentâneas de luz que vemos no céu.


 
 
Desde 2008, a chuva de meteoros Perseidas têm produzido os meteoros mais brilhantes do que qualquer outra chuva de meteoros anual. NASA / NASA / Meteoroid Environment Office
 
Partículas maiores criam flashes maiores quando penetram na atmosfera da Terra, são as chamadas bolas de fogo. Usando uma rede de câmeras de vigilância de meteoros distribuída em todo o sul dos EUA, uma equipe de cientistas da NASA acumulou uma base de dados de centenas de meteoros muito brilhantes desde 2008. Eles descobriram que os Perseidas são os mais ricos nestes flashes e rastros de luz vistos do que qualquer outra chuva períodica de meteoros.

Além disso, observa William Cooke d0 NASA Marshall Space Flight Center, a média de meteoros brilhantes Perseidas no censo tem uma magnitude de -2,7, em comparação com -2,0 para o Geminids. (Uma bola de fogo é qualquer meteoro de -4 ou mais brilhante de magnitude). O “Cometa Swift-Tuttle tem um grande núcleo – cerca de 26 km [16 milhas] de diâmetro”, explica Cooke.

O cometa Swift-Tuttle (formalmente designado como 109P/Swift-Tuttle) é um cometa que foi descoberto independentemente por Lewis Swift em 16 de julho de 1862, em Marathon, Nova York, e por Horace Parnell Tuttle, da Universidade de Harvard, em 19 de julho de 1862. O cometa fez uma aparição de retorno em 1992, quando foi redescoberto pelo astrônomo japonês Tsuruhiko Kiuchi, podendo ser visto com binóculos. O seu núcleo sólido tem aproximadamente 27 km (16,8 milhas) de extensão, consideravelmente maior que os 10 km do suposto asteroide que hipoteticamente dizimou os dinossauros na Extinção Cretáceo-Paleogeno. O rastro de detritos deixados pelo cometa é o responsável pela chuva de meteoros Perseidas, talvez a chuva de meteoros mais conhecida e está entre as de desempenho mais confiável.Um aspecto peculiar da sua órbita é que é atualmente captada em uma ressonância orbital de 1:11 com Júpiter. Ele completa uma volta para cada 11 voltas completadas de Júpiter.3
 

”A maioria dos outros cometas são muito menores, com núcleos de apenas alguns quilômetros de diâmetro. Como resultado, o rastro da cauda do cometa Swift-Tuttle produz um grande número de meteoros, muitos dos quais são grandes o suficiente para produzir bolas de fogo.” Duas chuvas muito mais fracas também são ativos nesta época do ano, a Delta Aquariids e Kappa Cygnids.

Este lote de 27.537 de meteoros Perseidas relatados em 2012 mostra o quanto esse chuveiro é ativo durante vários dias, mas que tem um pico agudo.
A taxa horária zenital é o que alguém teria visto desde o radiante, sob céu perfeitamente escuro.
As barras verticais mostram a incerteza estatística para cada ponto.
Organização Internacional de Meteoros.
 
Assistir a uma chuva de meteoros é fácil! Encontre um local com uma vista do céu aberta e limpa e sem luzes brilhantes.
Deite-se em uma cadeira reclinável de gramado, se for o caso use um saco de dormir contra mosquitos e do frio de fim de noite, e observe as estrelas.
Espere uma média de cerca de um meteoro Perseid rasgar o céu por minuto em condições excelentes, um pouco menos , se você tiver a poluição luminosa significativa.
Confira as dicas úteis para melhorar o seu avistamento dos Perseidas.
Tente fazer uma contagem de meteoros reportável, usando os métodos detalhados pela IMO .

Eventualmente um grande meteoro leva mais tempo para ser consumido pelo atrito com a atmosfera da Terra e pode atingir alguma área do planeta causando grandes estragos, como em 15 de fevereiro deste ano na região de Chelyabinsk, na Rússia.
Envie suas observações ao IMO ou à rede norte-americana de meteoros.
E assista a contagem de outros observadores acumulada quase em tempo real.
Os Perseidas foram especialmente dramáticos em sua aparição na década de 1990 em todo o tempo de retorno mais recente do cometa Swift-Tuttle, mas, desde então, voltou ao normal.
O cometa não deve voltar ao sistema solar até por volta de 2122.
Para mais informações sobre assistir à queda de meteoros, faça o download do nosso novo ebook, Shooting Stars.
É grátis!


Mais informações em:
http://thoth3126.com.br/chuva-de-meteoros-perseidas-e-delta-aquarids/
http://thoth3126.com.br/cometa-ison-podera-causar-imensa-chuva-de-meteoros/
http://thoth3126.com.br/nasa-chuva-de-meteoros-e-estrelas-cadentes-imagens/
http://thoth3126.com.br/explosao-e-queda-de-meteoro-na-russia-destruicao-e-feridos/

Permitida a reprodução, desde que mantido no formato original e mencione as fontes.