segunda-feira, 24 de novembro de 2014

LEIA, ENTENDA, DIVULGUE, COMPARTILHE.


Ansiedade e depressão podem ser problemas decorrentes da tireoide.

Estudos realizados pelo psiquiatra Russel Joffe apontaram uma relação entre entre distúrbios na tireoide e os transtornos de humor.

Segundo os dados divulgados, níveis anormais de hormônios da tireoide foram encontrados em exames de pacientes com depressão, ansiedade e outros distúrbios psiquiátricos. 

Por isso, tratar os problemas da tireoide, pode ser uma das formas de aliviar alguns sintomas de pacientes com transtornos psiquiátricos.

A tireoide é uma glândula, de forma curva, responsável por produzir dois hormônios: a tiroxina (T4) e a triodotironina (T3). 

Esses hormônios, por sua vez, entre os muitos papéis que desempenham, como regular a temperatura corporal e os batimentos cardíacos, afetam o sistema cognitivo.

O hipertireoidismo, causado pelo excesso de hormônio tireoidiano, se caracteriza pelos sintomas que incluem sudorese, perda de peso, palpitações e ansiedade. 

Já a falta desses hormônios, o hipotireoidismo, causa o oposto, ganho de peso, fadiga física e mental, problemas de memória e concentração, bem como depressão.

Planos e operadoras de saúde renomadas, como a Italica, costumam oferecer condições e orientações especiais para o público feminino que são os principais pacientes acometidos pelos sintomas e problemas da tireoide.

No entanto, devido ao senso comum que a vê como seres emocionais, por vezes, os problemas são naturalizados e mesmo ignorados, de acordo com as informações do médico responsável pelo estudo. 

Por isso, é essencial buscar acompanhamento médico para sanar e identificar possíveis causas hormonais nos problemas psiquiátricos, já que a prevenção e acompanhamento são imprescindíveis.


Um comentário :

Instagram @sahgomes369 disse...

Nossa eu sofro desse problema e sou vítimas dos sintomas. É horrível, é como se fosse uma doença transparente que todo mundo pensa que não existe. Adorei o artigo.