segunda-feira, 5 de setembro de 2016

O presente é o aqui, o agora.



Para conseguir ter uma vida equilibrada e desfrutar de momentos felizes com mais frequência é imprescindível ter um bom entendimento sobre a importância das escalas do tempo (passado, presente e futuro). Esse entendimento faz com que saibamos a importância de cada um, não permitindo que um ocupe o lugar do outro.

O presente é o aqui, o agora. Ele é a única realidade que existe. Já o passado é uma lembrança, um acontecimento impossível de editar e que só deve ser consultado. Infelizmente, as pessoas invertem os papéis e valorizam mais o passado (que não tem tanto valor hoje) do que o presente (que é a possibilidade de construção do futuro). Esse equívoco gera nelas um sentimento de frustração, uma busca ilusória e faz com que a maioria perca a esperança.

É preciso aprender a sentir o hoje e acreditar que ele é nossa ferramenta de construção. É fundamental entender que o passado carrega nossos atos pretéritos e só deve ser consultado para a retirada das lições em benefício do hoje. E o futuro? Este é o reflexo das nossas escolhas de hoje. Portanto, veja como deixar de viver no passado e aproveitar o presente através de algumas dicas:

Liberte-se do passado

Se analisarmos bem, o ontem já é passado e não pode ser modificado. Por que perder tanto tempo investindo em algo que já passou? Na prática não é fácil deixar as coisas passadas de lado, principalmente quando elas deixaram marcas e mágoas. Mas é necessário trabalhar essas emoções para que o presente não se perca. Se for necessário, procure um profissional, mas liberte-se do passado. Ele acorrenta quem se prende a ele e essa prisão se dá através da mente.

Entenda o presente

É a possibilidade de construir, de modificar, de sentir, de vivenciar, de amar, de partilhar, de viver. O presente é tudo isso. Ele é este momento, a única realidade. Viver o presente faz com que a vida seja bem vivida e evitaarrependimentos do tipo: “não aproveitei as oportunidades que a vida me deu”. Entenda que o presente é “A OPORTUNIDADE” e o passado é um presente que já foi vivido.

Aproveite os momentos

Mesmo que sejam simples, aproveite. Mesmo que seja bobo, viva com intensidade. Esses momentos não podem ser desprezados por serem comuns. Lembre-se de que amanhã eles servirão de base para seu futuro.

As dicas são muito úteis, mas antes de aplicá-las deve ser feito uma reflexão sobre a importância do tempo na vida de cada um de nós. Refletindo descobriremos como o tempo é causador de sofrimento, ou melhor, como nosso comportamento em relação a ele causa tudo isso. As causas partem de nós, portanto, devem partir de nós também as soluções.

Lidiane Franqui

Nenhum comentário :