segunda-feira, 5 de setembro de 2016

O presente é o aqui, o agora.



Para conseguir ter uma vida equilibrada e desfrutar de momentos felizes com mais frequência é imprescindível ter um bom entendimento sobre a importância das escalas do tempo (passado, presente e futuro). Esse entendimento faz com que saibamos a importância de cada um, não permitindo que um ocupe o lugar do outro.

O presente é o aqui, o agora. Ele é a única realidade que existe. Já o passado é uma lembrança, um acontecimento impossível de editar e que só deve ser consultado. Infelizmente, as pessoas invertem os papéis e valorizam mais o passado (que não tem tanto valor hoje) do que o presente (que é a possibilidade de construção do futuro). Esse equívoco gera nelas um sentimento de frustração, uma busca ilusória e faz com que a maioria perca a esperança.

É preciso aprender a sentir o hoje e acreditar que ele é nossa ferramenta de construção. É fundamental entender que o passado carrega nossos atos pretéritos e só deve ser consultado para a retirada das lições em benefício do hoje. E o futuro? Este é o reflexo das nossas escolhas de hoje. Portanto, veja como deixar de viver no passado e aproveitar o presente através de algumas dicas:

Liberte-se do passado

Se analisarmos bem, o ontem já é passado e não pode ser modificado. Por que perder tanto tempo investindo em algo que já passou? Na prática não é fácil deixar as coisas passadas de lado, principalmente quando elas deixaram marcas e mágoas. Mas é necessário trabalhar essas emoções para que o presente não se perca. Se for necessário, procure um profissional, mas liberte-se do passado. Ele acorrenta quem se prende a ele e essa prisão se dá através da mente.

Entenda o presente

É a possibilidade de construir, de modificar, de sentir, de vivenciar, de amar, de partilhar, de viver. O presente é tudo isso. Ele é este momento, a única realidade. Viver o presente faz com que a vida seja bem vivida e evitaarrependimentos do tipo: “não aproveitei as oportunidades que a vida me deu”. Entenda que o presente é “A OPORTUNIDADE” e o passado é um presente que já foi vivido.

Aproveite os momentos

Mesmo que sejam simples, aproveite. Mesmo que seja bobo, viva com intensidade. Esses momentos não podem ser desprezados por serem comuns. Lembre-se de que amanhã eles servirão de base para seu futuro.

As dicas são muito úteis, mas antes de aplicá-las deve ser feito uma reflexão sobre a importância do tempo na vida de cada um de nós. Refletindo descobriremos como o tempo é causador de sofrimento, ou melhor, como nosso comportamento em relação a ele causa tudo isso. As causas partem de nós, portanto, devem partir de nós também as soluções.

Lidiane Franqui

Nossa missão é aquilo a qual estamos destinados.

É o caminho que escolhemos seguir segundo a vontade da divindade. 
Sempre voltado para o bem uma missão de vida preencherá nossos vazios.

Independente de qual religião você escolhe seguir tenha em mente que todos somos seres espirituais. 
Viemos de uma inteligência superior, a qual chamamos Deus. 
Isso nos torna divinos, espirituais. 
Mas, por que viemos? 
Para quê estamos aqui? 
Somos todos diferentes uns dos outros, cada um com sua peculiaridade física, emocional e espiritual. 
O que nos faz, cada um, especial?

De certo temos um propósito para estarmos aqui e a isso vou chamar MISSÃO. 
E é sobre essa missão que vou falar para que possamos estar cientes de que não é por acaso que estamos neste mundo, que existe sim um motivo. 
Mas antes, tenho uma pergunta: você sabe qual sua missão nesta vida?


A missão é de cada um

Embora a missão seja individual, nos juntamos uns com os outros em missões coletivas, afinal, vivemos em comunidade. 
Mas, é importante descobrir antes de tudo nossa missão pessoal. 
Procurar em nós mesmos “o que Deus espera de nós” neste mundo.

Nossa missão é aquilo a qual estamos destinados. É o caminho que escolhemos seguir segundo a vontade da divindade. Sempre voltado para o bem uma missão de vida preencherá nossos vazios. Mas não se engane, pois o caminho de quem escolhe viver sua missão nem sempre é de flores.

Muita gente pensa que seguir nossa missão está relacionado a caminhos religiosos. Se sua missão é ser um religioso ou espiritualista e com isso fazer algo que o destaque dos demais, tudo bem. Sua missão está alinhada à religião. Mas muita gente tem missões em outros campos da vida.

Alguns se destacam na medicina, outros nas questões sociais, na educação, na política. O que importa é nos alinharmos com aquilo que somos e que gostamos. Quando finalmente conseguimos isso nossa missão se revela com clareza e sentiremos, de certo, um prazer imensurável.

Observe alguns pontos sobre você e sua vida, como:
Você está feliz com a vida que leva?

Quero dizer: você se sente alinhado de alguma forma com o caminho que escolheu até hoje? Ou se sente um peixe fora d’água? Se a resposta for sim reveja seus conceitos, pois quando estamos vivendo de acordo com nossa missão de vida sentimos que as coisas fluem como devem, mesmo que existam dificuldades.

Você se sente preenchido?

Muitas pessoas reclamam de vazios emocionais, existenciais. Procuram algo dentro de si mesmas e só encontram vácuo. Reclamam que nada dá certo. Que nadam e morrem na praia. Vivem insatisfeitas com tudo. São verdadeiros sacos vazios. Elas estão desalinhadas com aquilo que são, com o que vieram de fato ser e fazer nesta vida. Mais uma característica de quem não vive sua missão.
Mas e como descobrir qual sua minha missão de vida?

Não se trata de “receita de bolo”, mas podemos adotar alguns hábitos que podem ajudar a encontrar esse alinhamento espiritual e nos fazer voltar para dentro de si e descobrir o que viemos fazer nesse mundo.

Enquanto estivermos imersos no barulho que o mundo faz tanto lá fora como aqui na nossa mente, não conseguiremos nos descobrir. Vejamos como descobrir nossa missão de vida adotando esses três hábitos:
Volte-se para dentro

Observe à sua volta e depois mude a rota da sua vida. Deixe de ir para fora e comece a retornar para dentro. Faça uma análise do seu comportamento, de como tem agido, o que tem pensado e como tem tratado sua vida.

Experimente a meditação, fique sozinho de vez em quando e aprenda a sentir prazer com isso. Olhe para o silêncio como aliado nesse processo deautoconhecimento. Só se observando e mergulhando em si mesmo teremos condições de nos conhecer. Como poderemos saber qual nossa missão se nem sequer sabemos quem somos?
Abra-se para novos conhecimentos

Adentrar no universo interior pode ser desafiador, por isso, muitas pessoas têm medo. Quando olhamos para dentro de nós sem máscaras corremos o risco de descobrir que o que realmente nos preenche vai contra tudo aquilo que acreditávamos. 
Um mundo cheio de novidades pode se mostrar e se não estivermos abertos para elas retornaremos ao mundo exterior com uma sensação ainda pior de vazio.
Perdoe-se

Tem gente que se martiriza tanto pelos erros que cometeu que se condena a nunca merecer algo de bom. Mas saiba que não precisamos ser perfeitos neste mundo imperfeito. Só precisamos tentar sempre melhorar. É isso que Deus quer da gente: que nunca desistamos de buscar a perfeição, de fazer e ser o “bem”.

Por isso, saiba que mesmo tendo cometido todos os erros possíveis você tem uma missão elevada neste mundo. Só precisa parar, dar a volta e caminhar de encontro a essa missão, a si mesmo, para finalmente encontrar aquilo que Deus espera de você.

E então, que tal retornar?

Lidiane Franqui